A NOROESTE DO BRASIL




E. F. Noroeste do Brasil (1906-1975)
   RFFSA (1975-1996)
   Novoeste (1996-1999)

Municipio de Bauru - SP

Linha-tronco - km 0SP-0986
Inauguração: 27.09.1906
Uso atual: nenhumcom trilhos
Data de construção do prédio atual: 1939

HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Aracátuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da RFFSA. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.

A ESTAÇÃO: A estação da Noroeste em Bauru foi inaugurada em 1906, com muitas festas. A Sorocabana já tinha sua estação, a poucos metros, desde 1905, e a Paulista chegaria a Bauru em 1910. Em 1939, com a conclusão da nova e enorme estação da Noroeste, que englobava também os escritórios da empresa, todos os embarques e desembarques das três ferrovias foram centralizados nessa estação, e os prédios da Sorocabana e da Noroeste foram desativados. Enquanto houve trens de passageiros naquele que era chamado de maior entroncamento ferroviário do Brasil, a estação teve enorme movimento. No final de 1995, os

ACIMA: Apesar da depredação e sujeira geral na antiga estação hoje abandonada em Bauru, o hall de entrada ainda mantém o balcão com o toldo cheio de informações ainda do tempo da RFFSA-10a Divisão, em 2008, quando ali foi realizado um evento de ferromodelismo. Os mais desavisados podem até pensar que ainda se vendem passagens para Corumbá... (Foto Julio Cesar de Paiva, 27 de setembro de 2008).
trens de passageiros da Noroeste foram extintos. Nos anos 1990, ele minguou e, desde que a concessionária Novoeste assumiu a ferrovia, em 1996, ele definhou rapidamente. Em 1999, os escritórios da ferrovia Novoeste, concessionária da linha desde 1996, se mudaram dali e a estação caiu no abandono. Os trens de passageiros para Bauru, na antiga linha da Cia. Paulista, chegaram à estação pela última vez em 15 de março de 2001, sendo então suprimidos. A estação, então, somente servia como plataforma de embarque e desembarque. Depois desse dia, nem para isso. Em meados de 2010, o prédio da estação foi adquirido pelo município; talvez agora dêem um jeito naquele local largado às traças, mas em janeiro de 2011, continua tudo na mesma situação.(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Julio Cesar de Paiva; Ricardo Frontera; Adriano Leonardo Pazzini; Daniel Gentili; RFFSA: Noroeste, Ferrovia da Integração, 1982; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)


Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.


                      FOTOS DA ESTRADA DE FERRO

Estação Ferroviária da NOB ano 1920.

Estação Ferroviária da NOB ano 1932.

Foto tirada  (Hoje Rua:Olavo Bilac com a Rua: Carlos Gomes)
imagem da Foto Estação da NOB.

Foto aérea da Estação da NOB e Praça Machado de Mello.

Foto da Estação de Triagem Paulista em 04/04/1982


Estação de Triagem Paulista Hoje.

Estação da NOB hoje .

Vista Aeréa do Entroncamento Ferroviário. 

Pátio de manobra do entroncamento .

Foto tirada dentro da Estação hoje.
A primeira  locomotiva a vapor trazida para o Brasil
A velha maria fumaça, patrimônio esquecido .
A última Maria Fumaça.
NOB - Estação Bauru (CPEF - EFS - NOB)

Foto tirada a alguns anos atrás.




                                     Fotos do jornal "Noroeste, ferrovia da integração"

2 comentários:

  1. Sou fã das fotos em Preto e Branco comecei fotografar em 1971 no Asilo Colônia Aimorés, entrei trabalhar no Hospital Lauro de Souza Lima em 1976 aonde eu trabalhei durante 41 anos de 04/ 02/ 1976 a 04/ 02/ 1976 no Instituto Lauro de Souza Lima

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  2. Prezado, um excelente trabalho realizado, tenho um especial interesse, sobre quem trabalhava nestas ferrovias. Existeria uma possibilidade de pesquisar sobre os nomes de funcionários, que trabalhavam até o ano de 1953. Muito obrigado pela atenção

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