A MARCA DO ZORRO


    APRESENTANDO O SENHOR  ZORRO
         PRIMEIRO FILME DA SÉRIE 



GUY WILLIAMS
ZORRO DA DISNEY
O MIKE CLARK ENTREVISTOU GUY WILLIAMS EM 1986. ESTE ARTIGO SAIU NA STARLOG EM 1987 E E FOI RESUMIDO PARA SER PUBLICADO. GUY WILLIAMS FALECEU EM 8 DE MAIO DE 1989 DEIXANDO SUA MARCA COMO ZORRO DA DISNEY E COMO O PROFESSOR ROBINSON EM PERDIDOS NO ESPAÇO". 

Era a primavera de 1968 e Guy Williams tinha acabado de concluir as filmagens do episódio final da terceita temporada de Perdidos no Espaço. A festa da cobertura havia acabado o polido uniforme de Williams voltou para o guarda roupa e o elenco estava indo para um curto hiato antes de começarem as filmagens da próxima temporada. Quatro anos haviam se passado desde que Williams vestiu pela primeira vez um traje espacial prateado até encerrar Perdidos no Espaço. No início, Williams era o astro; por volta do fim da série, ele ainda tinha cartaz de astro, mas estava colocado atrás de três outros personagens nos episódios, e um deles o Robot, não era sequer humano.

Um artigo da TV GUIDE retratou Williams como invejoso e ofendido com o domínio que Jonathan Harris (Dr. Smith) tinha sobre a série, mas esta é uma visão que Williams repudiou. O artigo pendeu ligeiramente para o lado da grosseria, ao dizer que eu estava insatisfeito com Jonathan Harris, disse o ator em 1986. "Minhas verdadeiras intenções eram que eu preferia fazer uma série espacial abrangendo elementos mais reais como os sobreviventes de um planeta alienigena e tudo mais que faz parte do gênero. Ter que suportar Smith atraiçoando Will semana após semana ou se metendo em encrencas com alienigenas chegava a ser enfadonho. A regra de Harris em Perdidos no Espaço era ser um estorvo para o pacato Williams, que há muito vinha se queixando dos roteiros voltados para o Dr. Smith. Porém, com outra temporada de trabalho a vista, e o dinheiro estando bom, Williams estaria pronto para pedir outra carona no Jupiter II. Poucas semanas após a festa de cobertura da Terceira Temporada, Williams encontrou o produtor Irwin Allen e um representante da CBS num hotel elegante em Beverly Hills. 

GUY WILLIAMS

Na agenda estavam fotos de publicidade e algumas perguntas da imprensa sobre a Quarta Temporada de Perdidos no Espaço, mas o que Williams não sabia era que Allen estava sentado sobre uma informação importante. Eu descobri a respeito do cancelamento no estilo típico de Perdidos no Espaço, disse Williams. Um repórter perguntou durante a sessão de fotografias quando iria começar a filmagem da próxima temporada. Eu ia responder, quando o sujeito da rede disse, Ainda não há certeza sobre isso eu disse para os reporteres voces ouviram-no....não há certeza ainda, Allen levou Williams para um canto e explicou-lhe rapidamente porque não havia contado a ninguém sobre o cancelamento. Irwin contou-me que primeiro ele queria batalhar para levar a todos para uma nova temporada em cima de uma "bandeja prateada". Ele tentou e falhou, e pouco tempo mais tarde, nós estavamos definitivamente desempregados.

Williams não estava muito preocupado com o futuro, já que desde o início dos anos 50 ele sempre teve emprego em Hollywood. Sua carreira havia tido altos e baixos, mas sempre havia outro emprego. "Minha carreira teve, todo tipo de situações, explicou Williams". Com esta saída, mas com o exito das séries de TV e Filmes Williams permaneceu, porém, à exceção de alguns programas de auditório e aparições em programas de entrevistas, ele nunca mais apareceu em frente a câmera.
ESPADACHIM ESPANHOL

Conduzir sua carreira tão ao acaso era rotina para Williams, nascido Armando Catalano na cidade de New York, filho de recentes imigrantes italianos, mas todos os chamavam de Guido. Como Armando ele cresceu alto e bonito, e mantendo seu original estilo de vida, ganhou a vida como modelo fotográfico. "Eu estudava interpretação no Neighborhood Playhouse", e era modelo um modo simples e lucrativo de cuidar dos problemas financeiros recorda Williams. Aquilo exigia pouco tempo e pagava bem. O nome Guy Williams surgiu durante essa época, quando qualquer um cujo nome parecesse estrangeiro ou com aparência era rapidamente escalado para papéis típicos e lhes oferecoam apenas uma restrita variedade de trabalho. Guy Williams foi o nome mais simples que eu pude imaginar, riu ele. Como muitos atores residentes em New York, Williams sentia-se atraído por filmes e mudou-se para a Califórnia. Breve, ele estaria sobre contrato como ator reserva na MGM. Como ator na reserva ele mudou-se para a Universal, seu primeiro filme foi "Bonzo Goes to College" (1953) no qual interpreta o tutor de Bonzo, um chimpanzé super inteligente. Para Williams era um filme esquecível, No começo dos anos 50, durante uma sessão de fotos para um anúncio, Guy Williams conheceu a modelo Janice Cooper com quem se casou poucos meses depois. O casal teve dois filhos, Steve (1952) e Toni (1958), uma menina. Williams estava casado, com uma hipoteca e uma crescente insatisfação com filmes. Ele apareceu em The Mississipe Gambler, com Tirone Power, e Dennis Weaver e participações em séries de televisão como The Lone Ranger. Para a American Institute Pictures, uma produtora independente, Guy interpretou o policial que mata Michael Landon (o Lobisomem) em "Was a teenage Werewolf" um suspense de baixo orçamento, Entretanto na TV tornou-se mais popular e cogitou desertar para este meio, apesar das pequeníssimas aparições.

Naquele tempo eu não acreditava que o pior da televisão fosse muito diferente do melhor. E quando eu ouvi a respeito de uma nova série do Zorro pela Disney e soube que os programas deles eram bôns e que ninguém conseguia fazer melhor me interessei. Craido em 1919 por Johnston McCulley, Zorro (em espanhol o Raposo) era o bem situado Don Diego durante o dia e um vingador mascarado e manejador de espadas durante a noite, que usava sua astúcia de raposa para superar o cruel governador militar. Entra Guy Williams que não apenas tem a aparência de um aristocrata espanhol, mas era também fisicamente apto para o papel e tinha a habilidade de brandir uma espada
.

GUY WILLIAMS COMO ZORRO

O pai de Williams, um notável espadachim da Itália, começou a treinar seu filho Armando com a idade de sete anos. Daí até o momento de sua entrevista na Disney, Williams esgrimiu por recreação, mas agora, isto seria o momento decisivo de sua carreira - ele foi prontamente escolhido para estrelar como Zorro. Com Williams a bordo, a Disney construiu uma réplica de um povoado espanhol atrás de seus estúdios e mudou a maioria de seus escritores e diretores para a nova série, contratou então o veterano dublê Yakima Canutt para supervisionar as sequências de ação e Fred Cavens para manter a esgrima de Williams perfeitamente afiada. Escalados para o elenco foram Gene Sheldon para interpretar o criado mudo de Don Diego (Bernardo) e Henry Calvin, como o cômico Sargento Garcia. Willians encarava agora o problema de como trazer para a realidade um personagem com dupla identidade. Zorro foi definido para aparecer na tela apenas 1/4 do tempo, asim a interpretação do personagem de Don Diego era muito importante. Zorro foi interpretado em filmes por Douglas Fairbanks (cinema mudo) e Tyrone Power em a Marca do Zorro, com Don Diego sempre definido como um tipo covarde de homem. Poer interpretou Diego como um maricas, explicou Williams, um verdadeiro Caballero gay. Era ok para ele fazer isso apenas num filme, mas eu sabia que apareceria toda semana na TV. Isso seria enfadonho.

Para não mencionar que estavamos nos anos 50 e num programa cuja audiência alcançava as crianças. Então, eu tive de fazer Don Diego neutro, o que é dificil porque é o mesmo que nada. Como eu poderia fazer "nada" parecer interessante? A solução foi Williams interpretar Diego como um janota, porém um janota com aguçada inteligência. Diego tinha uma imagem adequada para, um dia, derrubar o perverso comandante da cidade o Capitão Monastério. "Don Diego", se tornou aceitável, e nem um pouco estranho, um cara ok. A produção de Zorro começou calmamente, porém Williams ainda não tinha acertado todos os detalhes. "Eu fiz o teste para o papel com um carregado sotaque espanhol", explicou Williams, sabendo que poderia ter que diminui-lo ao invés de aumenta-lo. Ao final das primeiras duas semanas, havia alguém que me dava tapinha no ombro, enquanto eu caminhava pela locação, e esse alguém era Walt Disney, ele dizia: você poderia diminuir isto um pouco Guy?! Ele não sabia o quanto ele queria, então eu continuei diminuindo até que um dia, eu conclui o episódio e Walt não deu um tapinha no meu ombro, e aquele foi o sotaque que eu mantive. 

Walt Disney e Guy Williams

Zorro foi ao ar durante a temporada de 1957/1958 na ABC, e tornou-se um sucesso imediato. A série permitiu a Williams, pela primeira vez, saborear a boa vida. Além de seu generoso salário semanal, ele recebeu 2,5 royalties sobre a venda de produtos com a Marca do Zorro. Agora, Williams podia satisfazer seu gosto ´por automóveis de luxo, obras de arte, pratos finos e viagens ao exterior. Ele também fez várias aparições pessoais lucrativas em rodeios e shopping centers, além das aparições gratuitas na Disneyland. Seu expediente continuou através de 1959. O Zorro de Disney era filmado de Segunda a Sexta, com todo o trabalho dos dublês reservado para Sexta. "Sexta era dia de duelos", explicou Williams, então, nós faziamos tudo aquilo em que você pode se ferir. SE você batesse a cabeça ou machucasse o seu braço, você tinha até Segunda para se recuperar. Todos os que nos visitavam vinham à Sexta Feira para assistirem aos duelos. Williams aproveitou muito de sua própria esgrima, mas tinha um dublê para substituí-lo nas "brincadeiras mais perigosas" e outro dublê para o trabalho de 2º unidade no Rancho Thousand Oaks de propriedade da Disney.

Nós costumavamos fazer piadas sobre o programa, ria Williams, como Zorro era filmado na Califórnia, nós não diziamos que era uma série de Oeste, mas de Sudoeste. Nós chamavamos os atores de "dublês" porque os roteiros eram alterados no último minuto, e quem acabava decorando as novas falas para filmar imediatamente era o verdadeiro dublê. Trabalhar em Zorro era interessante, ninguém esgrimava mais que nós, e era divertido trabalhar com o pessoal da produção. Eu poderia continuar com aquilo por muito mais tempo. "Zorro concluiu uma 2º Temporada completa na ABC com bons indices e com mais um ano garantido pela rede" Contudo, Walt Disney tinha outras idéias com relação à rede e tendo recebido uma oferta de transferir Zorro para a NBC, a ABC segurou Disney através de um antigo contrato de exclusividade, fazendo Disney decidir suspender a produção de Zorro. Williams foi mantido na lista de pagamento, mas, tirando quatro longas metragens especiais do Zorro, ele entrou de férias.
PROFESSOR AMERICANO

Zorro, terminou oficoalmente em 1961, e na verdade Williams não se preocupou em arranjar outro trabalho, pois alias não teve de esperar muito. Vieram oferta da Europa para estrelar dois filmes, um feito na Itália (Captain Simbad) e outro na Alemanha (Damon and |Pythias). Levando sua família inteira, Williams passou 2 anos filmando e viajando pela Europa. Viajar pela Europa foi demais, especialmente com a família, lembrou Williams. Nesse meio tempo, meu agente não sabia onde eu estava, e eu ficava perdendo oportunidades. Mas a viagem compensou tudo isto. Passaram-se 6 meses desde o momento que Williams e família pisaram novamente solo americano até alcançarem a Califórnia. Williams consegiu vários papéis como ator convidado na TV até 1964, quando outra oferta de série veio, desta vez da Twenty Century Fox. "Quando eles disseram que era uma série no espaço exterior a ser feita na Fox, ri muito, mas fiquei interessado, porque eu sabia que o local não era longe de minha casa. Estaria Williams excitado pelas extravagâncias no espaço esterior de Perdidos no Espaço? "Eu não gostei do roteiro", respondeu ele. Era tipicamente televisivo. Se eu tivesse sido convidado a fazer Ricardo III seria uma surpresa, mas se eu tinha que trabalhar em Perdidos no Espaço após ter feito Zorro, no mínimo era preciso equilibrar o padrão televisivo. Williams interpretou o pai da família espacial Robinson num episódio piloto dirigido por Irwin Allen. A idéia principal de Perdidos no Espaço eram os efeitos especiais, explicou Williams. Irwin é excelente nisso, e a nossa dificuldade era ficar longe dos equipamentos faiscantes quando faziamos nossas cenas. Eles colocavam-nos na frente do equipamento que ficava zumbindo ou zunindo, e eu soube que os espectadores iriam prestar atenção no aparelho. Então, nos moviamos para a esquerda e a direita, com a câmera acompanhando, e ficavamos afastados da máquina. A filmagem do piloto de "Perdidos no Espaço" foi concluída no Natal de 1964. 


Família Robinson

A CBS Tinha expressado seu interesse em exibir a série, assim o elenco foi acertado para começarem a produção no próximo verão. Enquanto Williams e os outros atores aguardavam sua vez, os personagens do Dr. Zachary Smith e do Robot foram acrescentados a série. No primeiro episódio "O Clandestino Teimoso", Williams e os outros personagens ficavam em animação suspensa enquanto Smith tirava o dia para aprontar. Pelo momento em que os Robisons estão despertados, Smith já havia estabelecido seu padrão de roubar cenas e algumas vezes, episódios inteiros. John Robinson (Guy Williams) foi destaque em vários episódios, tais como "Folow the Leader" (No Brasil - A Voz do Espírito), um dos últimos da primeira temporada, no qual ele é possuído por um rei alienigena falecido há muito. Em "The Deadly Games of Gamma Six" (Os Torneios Mortais de Gama Seis) John Robinson é obrigado s disputar um torneio e a desafiar Myko. Mas foi no episódio 74 The "Anti-Matter Man" (Robinson nº 2) na Terceira Temporada que ele se revelou interpretando ao mesmo tempo 2 papéis, Robinson e o perverso gêmeo, um professor de um universo paralelo com o roteiro marcado por diversas lutas corpo a corpo e pela longa corrida no corredor aéreo entre mundos. Durante o resto da temporada, Robinson estava lá para proteger a a família e ocasionalmente, dar um pontapé em Smith. Inicialmente, Williams era receptivo à inclusão de Smith nos enredos dos episódios. Isso resolveu um de seus problemas com relação à série, que era.

O que vamos fazer lá fora com três crianças June (Lockhart), Don (Mark Goddard) e eu semana após semana? disse Guy Williams. Eu sabia que os roteiros poderiam ser banais, assim quando eles colocaram Smith e Will juntos, eles puderam escrever um monte de histórias e meus horários encurtaram.
RETIRO ARGENTINO

Por volta do final da primeira temporada, a maioria dos episódios estava centrada sobre o trio Will-Robot-Smith. Williams exigiu maior participação nas tramas dos roteiros para a Segunda Temporada, e por algum tempo parecia que as coisas estivessem melhorando, porém, o ciclo "Smith" retornou e de acordo com Guy Williams ele decidiu sorrir e suportar aquilo. Os críticos tem se queixado que a comicidade de Smith tornou "Perdidos no Espaço" afetado, como se fosse um modo de competir com seu maior rival, Batman. Afetado não era a palavra correta, ainda que todo mundo a usasse, disse Williams. O termo certo seria (atrativo), quando um programa se torna atrativo ele mata a si próprio. Você pode torna-lo afetado e fazer proezas com estilo, e voce pode abusar de coisas extraordinárias e ter gente adorando isso. Em Zorro, nós fizemos coisas incríveis, mas fizemos com estilo. Infelizmente "Perdidos no Espaço" gerou alguns poucos bons roteiros no Terceiro Ano, porém, em 1968 o fio foi arrancado da tomada. Desde então, reprises de Zorro estavam sendo exibidas universalmente, e crianças da Europa imitavam as americanas trajando lençóis de cama com "Z". 


Henry Calvin e Guy Williams

Uma fã muito importante no hemisfério sul, em Buenos Aires, Argentina a Sra. Peron esposa do Presidente da Argentina. A Sra. Peron estava patrocinando um espetáculo de caridade e pediu à Williams para aparecer nele. Williams aceitou prontamente. Na volta, ele recebeu carta branca para aparições pessoais no país dela sem burocracia governamental. O ator descobriu a Argentina, com suas grandes fazendas e um estilo de vida tranquilo a seu gosto, e rapidamente estabeleceu residência lá. Ele passou o resto de sua vida dividindo o tempo entre Buenos Aires e a Califórnia. Houve ofertas, particularmente uma da Disney para reviver Zorro em (Zorro e seu Filho) da CBS mais ao ler os três primeiros roteiros decidiu não fazer parte daquela paródia. Ele também descobriu que a CBS é que estava por trás de tudo e não a Disney. Isso aconteceu por que Walt Disney não estava lá, com ele a qualidade era garantida, eu o vi expulsar o pessoal da rede para fora do estúdio. Se ele visse o roteiro ele berraria (assassinato sangrento). Guy Williams negando-se a voltar a CBS contratou Henry Darrow de (Chaparral) para interpretar Don Diego. O programa durou apenas seis episódios. Através dos anos, rumores de um filme reunindo Perdidos no Espaço continuaram a surgir.

Eu adorei "Perdidos no Espaço", do ponto de vista do pessoal, assim como gostei de trabalhar em Zorro, explicou Williams. Se o salário fosse adequado, eu pensaria a respeito. Seria divertido de se fazer, apesar de saber que Bill Mumy tem aproximadamente 2 metros de altura. Nós não pareceriamos tão velhos quanto Bill pareceria alto. Porém, é claro que esse tão aguardado filme reunião jamais se realizou. E Guy Williams, o herói de gerações de fãs, morreu em 4 de maio de 1989 de uma hemorragia cerebral e não de um ataque cardiaco, seu corpo foi transferido e cremado em Los Angeles. Mas ele permanece vivo para sempre, graças ainda as suas aventuras na televisão.

Os fãs jamais esquecerão o heróico John Robinson, o espadachim Zorro ou o homem que os trouxe a vida. 

Tradução e Adaptação - Ivan Fonseca
Pesquisa Revista TV Séries nº 10 e 13 por Mister Quadrinhos



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